terça-feira, 22 de março de 2016

EDUCAÇÃO: Censo 2015 diz que pré-escola ainda precisa alcançar 600 mil crianças


O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (22) o resultado do Censo Escolar 2015. O levantamento aponta que 600 mil crianças com 4 e 5 anos que deveriam frequentar a pré-escola ainda não eram atendidas no Brasil. O número representa 17,3% da população nesta faixa etária. O resultado apresentado pelo MEC compara os dados do IBGE com as matrículas colhidas pelo Censo Escolar no ano passado.

A comparação entre os dados 2014 e 2015 mostra que houve uma diminuição de 1% no total de matrículas na pré-escola, de 4.964.015 para 4.916.525, freando três anos de elevação nos números (veja tabela abaixo). O número de matrículas no ensino fundamental também sofreu queda de 2,2% na mesma comparação. 
Questionado sobre o dado, o ministro da Educação Aloizio Mercadante ressaltou que há variações no perfil etário da população que podem influenciar os dados em determinados períodos.

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabeleceu como meta ter 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola até 2016. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, a maior dificuldade para o cumprimento da meta é promover o atendimento escolar em áreas mais remotas e periferias das grandes cidades.
“São as crianças mais pobres que ainda não têm acesso à escola”, disse. Para o ministro, a inclusão vai gerar efeitos nos resultados dos anos posteriores. “Vai ajudar a alfabetização e o letramento”, disse Mercadante.

Portal do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário