sexta-feira, 27 de novembro de 2015

ECONOMIA: Segurança custará R$ 42 mil à PM


O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte destinará 210 homens para apoiar a segurança do Carnatal 2015. Em reunião no final da manhã de ontem (16), o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança determinou que os militares farão apenas o suporte externo ao evento. Caberá à Destaque Promoções, organizadora do evento, manter a segurança dentro do Arena das Dunas. Ao todo, o governo arcará com R$ 42 mil reais em diárias operacionais pagas aos policiais que atuarão no evento.
De acordo com o subcomandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Florêncio Júnior, este será o primeiro ano em que a PM não manterá policiamento ostensivo dentro do evento. “Não haverá porque entendemos que o Carnatal é um evento privado, e não cabe um policial militar fardado dentro dele, tem que ser segurança privada”, afirmou o subcomandante. 

De acordo com a PM, apenas 20 policiais ficarão dentro do estádio, mas sem identificação, atuando no monitoramento de câmeras. No caso de identificação de algum tumulto e/ou crime, a inteligência notifica a segurança interna.
Os policiais ficarão distribuídos em dois perímetros: no primeiro, 87 militares estarão alocados  no entorno da Arena das Dunas, nas avenidas Lima e Silva, Prudente de Morais, na BR-101 e no bairro de Potilândia. Já o segundo perímetro, entre as avenidas Miguel Castro e Norton Chaves contará com 102 policiais. “O segundo perímetro é para evitar arrombamento de carro, assalto às pessoas que estão chegando ao Carnatal”, asseverou o tenente-coronel. O suporte será feito por 32 viaturas, além de 

De acordo com ele, e o governo assegura que fará o pagamento dos policiais. “Está dentro do orçamento, uma planilha foi apresentada à secretária”, garantiu. Os policiais se apresentarão no Batalhão de Choque para o plantão de seis horas.

Já a Civil manterá uma delegacia móvel na calçada da concessionária Volkswagem, na avenida Prudente de Morais, para onde serão transferidos os casos recebidos pela triagem. Além disso, segundo o delegado geral da Grande Natal, Júlio Rocha, as especializadas em Narcóticos (Dnarc), Turismo (Deatur), Roubo a Veículos (Dprov), Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) e Criança e Adolescente (DCA) funcionarão em regime especial das 16h às 6h, além da Delegacia de Plantão da Zona Sul, que receberá os casos oriundos da delegacia móvel. 

De acordo com a coordenadora do Carnatal pela Destaque, Iracy Azevedo, a vigilância interna contará com mais de 300 seguranças. A micareta será realizada na primeira semana de dezembro, indo da quinta-feira, 03 ao domingo, 06, como ocorre tradicionalmente. 
Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário