sábado, 21 de novembro de 2015

MUNDO CRISTÃO: Milhares de fiéis celebram as festividades da Padroeira de Natal


Milhares de fiéis acompanharam, nas primeiras horas da manhã de hoje (21), a chegada da imagem de Nossa Senhora da Apresentação (Padroeira de Natal) na Pedra do Rosário, na avenida do Contorno, zona Leste de Natal.
A tradicional Missa da Pedra do Rosário,- celebrada nas primeiras horas deste sábado marca o encerramento dos dez dias de festa religiosa promovida pela Arquidiocese de Natal. Vários religiosos passaram a madrugada em vigília, aguardando a chegada da imagem.

Neste ano, a missa de encerramento será celebrada pelo padre Antônio Nunes, da Paróquia de Nossa Senhora da Aparecida, em Neópolis. Em contato com o Nominuto.com, o sacerdote falou sobre a importância dessas festividades.
“Esse é um momento que toda a igreja e a cidade do Natal se volta para a imagem e o título dado a Nossa Senhora do Rosário como nossa padroeira. Segundo a história, a imagem dela foi encontrada aqui há 262 anos dentro de um caixote com os dizeres ‘aonde está imagem parar, nenhuma desgraça acontecerá’. Então, voltar à Pedra do Rosário todo ano no dia 21 de novembro é ter a certeza que nesse lugar, Deus se manifestou – e que ainda continua a se manifestar por todo o povo da nossa cidade”, comenta o padre.

No local de celebração da festividade de hoje, a senhora Liane Lustosa conversou com a reportagem do Nominuto.com e falou sobre a importância desse momento de celebração. “Isso representa muito para mim, todos os anos eu venho aqui, faz uns 30 anos que eu frequento essas festividades para me encontrar com Nossa Senhora e louvar”, relatou.

História
Diz à tradição que, em 21 de novembro de 1753, um grupo de pescadores encontrou um caixote de madeira encalhado em umas rochas na margem direita do Rio Potengi, na frente à Igreja do Rosário, na atual Pedra do Rosário, em Natal.. Dentro do caixote, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem: Aonde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá.

Os pescadores avisaram sobre a descoberta ao vigário da paróquia, padre Manoel Correia Gomes, que se dirigiu ao local e logo reconheceu que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Porém, como o dia 21 de novembro é o dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém, a santa foi batizada como Nossa Senhora da Apresentação e proclamada padroeira da cidade de Natal. A antiga Catedral de Natal, atual Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, localiza-se na Praça André de Albuquerque. Lá, no dia 25 de dezembro de 1599, foi celebrada a primeira missa na cidade, pelo padre Gaspar Moperes.


No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário