quarta-feira, 25 de novembro de 2015

MUNDO: Lama da Samarco se alastra pelo litoral do Espírito Santo


A lama da barragem da Samarco viajou mais de 600 quilômetros até o mar do Espírito Santo. A mancha de lama já se alastra por mais de 15 quilômetros ao norte da foz do Rio Doce e mais sete quilômetros rumo ao sul. Ela avança e vai destruindo a vida no caminho.

A vila de Regência tem quase mil moradores que dependem do rio e do mar. Depois que a lama chegou, mais de 700 peixes morreram perto da foz do Rio Doce, segundo o Ibama. As barreiras instaladas por técnicos contratados pela Samarco não impedem que a lama chegue ao estuário, que é um berçário de várias espécies. Nas praias perto do rio, ninguém mais pode tomar banho.


Agora, a intenção dos técnicos é fazer com que a mancha saia o mais rápido possível do estuário do Rio Doce e siga em direção ao oceano. Até agora, a maior parte da lama que já passou foi em direção ao oceano e segue em direção ao litoral norte do Espírito Santo. O monitoramento para saber até onde essa macha vai chegar deve durar, pelo menos, três meses. Um navio da Marinha vai ser enviado ainda esta semana para as praias de Linhares para tentar conter os estragos provocados pela mancha de lama.

Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário