quinta-feira, 16 de junho de 2016

ECONOMIA: 'Prévia' do PIB tem estabilidade em abril e interrompe 15 meses de queda


O nível de atividade da economia brasileira registrou estabilidade em abril deste ano, quando foi registrado um aumento muito pequeno na chamada "prévia" do PIB, segundo números divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Banco Central.

O chamado Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-Br – um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) – teve alta marginal de 0,03% em abril (o que pode ser interpretado como estabilidade), na comparação com março, após ajuste sazonal (uma espécie de "compensação" para poder comparar períodos diferentes).

om isso, foi interrompida uma sequência de 15 meses de retração do indicador, que vinha recuando, sem interrupção, desde dezembro de 2014. Naquele mês, foi registrada uma alta de 0,54% sobre o mês anterior.

A economia brasileira atualmente passa por um período de forte recessão. No primeiro trimestre, houve uma retração de 0,3%, contra os três meses anteriores. A contração acontece em um ambiente de alta da inflação, das taxas de juros, do desemprego (que superou a marca de 11%) e também da inadimplência.

Em 2015, de acordo com o IBGE, o PIB recuou 3,8%. Para 2016, a estimativa é de recuo semelhante.

Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário