terça-feira, 29 de dezembro de 2015

SAÚDE: RN não tem alterações no número de casos de microcefalia


Apesar do crescimento de casos de bebês nascidos com microcefalia em todo o país, no Rio Grande do Norte não foram registrado novos casos desde a semana passada. De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (29) pelo Ministério da Saúde, foram 154 casos confirmados no RN, com 10 mortes suspeitas.

Mesmo com os números inalterados, o estado ainda está entre os que mais registraram casos no país. Pernambuco está em primeiro, com 1.153 bebês nascidos com a malformação neste ano, seguido da Paraíba, com 476, Bahia, com 271, Rio Grande do Norte, com 154, Sergipe, com146, Ceará com 134, Alagoas, com 129, Maranhão, com 94 e Piauí, com 51.
As investigações dos casos de microcefalia relacionados ao zika vírus é feita em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde. Atualmente, a presença do vírus é confirmada por meio de teste PCR, com a tecnologia de biologia molecular. A partir da confirmação em uma determinada localidade, os outros diagnósticos são feitos clinicamente, por avaliação médica dos sintomas.

Para as ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, os estados brasileiros instalaram salas para monitoras a ação do Aedes aegypti. No RN, a Sala de Situação para monitorar focos do mosquito foi inaugurada nesta terça-feira (29) com computadores e um grande monitor que recebe informações sobre possíveis focos do Aedes aegypti liberadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Essas imagens serão feitas só na capital potiguar, onde o Ciosp atua.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário