domingo, 2 de outubro de 2016

MUNDO: Colômbia vota em plebiscito que definirá entre a 'paz e o conflito'

Os colombianos vão às urnas neste domingo (2) para um plebiscito que decidirá se a população apoia um acordo de paz para que a guerrilha Farc largue as armas e se converta em um partido político. O conflito já dura 52 anos.

Com o "sim" ou o "não", os eleitores terão a última palavra sobre o histórico acordo firmado entre o presidente, Juan Manuel Santos, e o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Rodrigo Londoño, conhecido como "Timochenko", para terminar o confronto que já deixou cerca de 220 mil mortos.
Para o presidente, o plebiscito, o primeiro desde 1957, é a decisão política mais importante da história recente para a conservadora sociedade da Colômbia, dividida pelo acordo com uma organização que tem no passado crimes como assassinatos, sequestros e diversos ataques.

Uma consulta do instituto de pesquisas Datexco feita para o jornal "El Tiempo", de Bogotá, e a emissora W Radio, com 2.019 pessoas, aponta que o "sim" lidera as intenções de voto., com 59,5% dos entrevistados dizendo que são a favor do acordo, enquanto 33,2% afirmam se inclinar pelo "Não". Outros 4,7% se disseram indecisos e 2,6% não opinaram.

A classe média (62,1%) é o grupo socioeconômico mais inclinado a aprovar o acordo, seguido da baixa (58%) e da alta (54,9%).

O pactuado será considerado válido se a opção pelo "Sim" obtiver mais de 4,5 milhões de votos (13% do total de pessoas que podem votar no país) e for superior aos votos pelo "Não", segundo estabelecido pela Corte Constitucional.

Portal Ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário