sábado, 31 de outubro de 2015

ECONOMIA: Petroleiros entram em greve neste domingo


O sindicato dos Petroleiros no RN seguiu decisão da federação nacional e anunciou greve a partir deste domingo (1º). De acordo com a categoria, a medida foi tomada depois de tentadas “por mais de cem dias” negociações com a Petrobras. Os petroleiros cobram “interrupção do processo de terceirização em curso na empresa” e a retomada dos investimentos no país.

O aviso de greve foi feito pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e por seus sindicatos filiados, durante audiência realizada na última quinta-feira, 29, com o Ministério Público do Trabalho, no Rio de Janeiro. A Petrobrás, que também havia sido convocada para a reunião, não compareceu. Os petroleiros irão interromper suas atividades a partir das 15h, em cumprimento ao prazo legal de 72 horas de antecedência que é estabelecido para comunicação da greve.

Na audiência com o MPT, a FUP ressaltou que o Plano de Negócios e Gestão da Petrobrás afeta “drasticamente” a sociedade brasileira e a vida de milhares de trabalhadores que estão sendo demitidos pelo país afora. Os cortes de investimentos, venda de ativos, interrupção de obras e paralisação de projetos, de acordo com a federação, impactam o desenvolvimento do país e a soberania nacional. Segundo estudos da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, para cada R$ 1 bilhão que a Petrobrás deixa de investir no país, o efeito sobre o PIB é de R$ 2,5 bilhões – apontou a organização. Os sindicalistas apontam que se o plano de negócios da empresa não for alterado, 20 milhões de empregos deixarão de ser gerados até 2019.

Blog do BG


EDUCAÇÃO: 'Estava ilhada', diz estudante que vai fazer Enem em dezembro em SC



Estudantes das cidades catarinenses de Taió e Rio do Sul, onde o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiado para 1º e 2 de dezembro por causa das chuvas que causaram alagamentos no fim de semana, aproveitam o tempo extra para revisar mais matérias, enquanto ainda enfrentam transtornos na região.

As chuvas deixaram famílias ilhadas e locais de prova debaixo d'água. "Eu estava ilhada. Estávamos prejudicados tanto física quanto emocionalmente para prestar a prova", conta a estudante Alícia Karina Will, de 17 anos, que fará a prova em Rio do Sul. Outra estudante, Amanda Letícia Feifarek, da mesma idade, também concorda com o adiamento. "Realmente, para quem está vivendo a situação da cidade, com muita gente sem acesso aos locais de prova, foi certa a decisão". Para Thayná Gili, de 17 anos, o adiamento foi importante "para todos terem a mesma oportunidade. Dá chance para o pessoal voltar para as casas", completa.

Apesar da melhora do tempo, algumas cidades da região ainda tinham rios em conta de emergência nesta quarta (28). Moradores do Vale do Itajaí ainda contabilizam os prejuízos. Na escola onde Alícia estuda, a água não havia voltado na terça-feira.

Portal G1

SAÚDE: Consultores do Hospital Albert Einstein prestam assessoria ao Walfredo Gurgel


O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) recebeu mais uma ação do Programa SOS Emergência do Ministério da Saúde (MS). Desta vez, quatro consultores do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, traçaram um diagnóstico situacional da unidade para construir, junto à gestão, um novo modelo de ordenamento e execução de demandas na área de recursos humanos.  Os consultores se reuniram com chefes imediatos, coordenadores e diretores nesta segunda (26) e terça-feira (27), quando finalizaram as instruções e metas que terão de ser executadas e alcançadas até a próxima visita do grupo em 2016, que ainda não tem data definida.

 A diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, diz que o hospital hoje tem outra cara, depois que começaram as capacitações e treinamentos ofertados pelo SOS Emergência. “Hoje somos mais estruturados e conscientes de como gerenciar o hospital, temos aprendido muito com os consultores que são sempre muito bem capacitados”, afirma.

Segundo o consultor Cleber de Morais Motta, “cada hospital (ligado ao SOS Emergência) cria um planejamento, levando em consideração os desafios da região, da unidade e da rede como um todo”, explica. No caso do HMWG, o planejamento envolveu, além de um consultor do Einstein, os apoiadores local e matricial do SOS Emergência para o Walfredo Gurgel, Araken Oliveira e Ricardo Volpe, respectivamente. No documento elaborado para o HMWG estão descritos cinco blocos principais: capacitação para o gerenciamento do centro cirúrgico, implantação da visita multiprofissional, construção de manual de rotinas ao paciente crítico, construção de protocolos assistenciais e fortalecimento dos aspectos de gestão de pessoas. Este último, motivo da capacitação ocorrida nos últimos dois dias. Os consultores retornam em 40 dias para observar como está o andamento dos trabalhos

Secretaria de Saúde Publica

MUNDO CRISTÃO: Pastor engravida 20 mulheres participantes de sua congregação


Um pastor engravidou 20 mulheres participantes de sua congregação depois de afirmar a elas que Deus lhe disse para terem relações sexuais com ele. Timothy Ngwu foi preso por suspeita de abuso sexual depois de enganar suas seguidoras para realizar sua vontades.

O homem de 53 anos se envolveu com várias mulheres casadas, ele foi denunciado à polícia por sua ex-mulher, Veroica Nqwu, que aparentemente se cansou do comportamento do marido. Ebere Amaraizu, um oficial nigeriano, disse que o pastor afirma que ele está obedecendo uma “liminar espiritual relacionada à vontade de Deus”.

Um irmão de Ngwu disse que alertou o pastor sobre seu comportamento arriscado, mas ele se recusou a escutá-lo. O irmão contou ainda que Ngwu o acusou de estar com ciúmes dele por estar fazendo a vontade de Deus. O pastor disse que só teve relações com as mulheres casadas depois que os maridos delas permitiram.

Gadoo.com

È Hoje !


REGIÃO: Médico ex-prefeito sofre segundo acidente de carro em uma semana


O médico seridoense, ex-prefeito da cidade de São João do Sabugi, Dr. Elísio Galvão sofreu o segundo acidente de carro em uma semana. Ontem(30) o médico perdeu o controle do seu veículo na BR 427 entre as cidades de Caicó e Serra Negra do Norte.

Esse acidente foi bem mais grave que o primeiro, ocorrido na última terça-feira(27) na mesma rodovia e quase o mesmo local.  O médico após receber os primeiros socorros, foi transferido para Natal com suspeita de traumatismo craniano.

Jornal de Hoje

ESPORTE: Atlético-MG x Corinthians, fazem Final antecipada do Brasileirão neste domingo


No próximo domingo, às 17h (de Brasília), no Independência, Atlético-MG e Corinthians vão fazer o jogo mais aguardado do Campeonato Brasileiro 2015. Se os olhares estarão voltados para o rendimento das equipes em campo, o mesmo pode-se dizer sobre o desempenho do árbitro da partida, Heber Roberto Lopes.

Com a arbitragem cercada por polêmicas e críticas durante todo o Brasileirão, o zagueiro Leonardo Silva fez um apelo a Heber, pedindo que o árbitro da partida não tente ser o protagonista da "decisão" contra o Corinthians, que é o líder do nacional com 70 pontos, oito a mais que o clube mineiro, segundo colocado.

"Torço para que ele faça uma grande partida, que ele pense no espetáculo e não nele. Ninguém pode sair prejudicado, nem beneficiado por um erro de arbitragem. Tem que vencer o melhor", afirmou o zagueiro, que deu um voto de confiança ao juiz da partida.

"O Heber é um excelente árbitro, que tem um histórico muito bom dentro do cenário nacional, e a gente espera que ele faça apenas o trabalho dele. Que ele não atrapalhe ninguém e que não queira aparecer mais que ninguém", completou

ESPN


REGIÃO: Policial militar é baleado na cabeça durante assalto na zona Norte


Um policial militar identificado como Marcos António foi baleado na cabeça durante um assalto na manhã desta sexta-feira (30), no loteamento Nordelândia, bairro Lagoa Azul, zona Norte de Natal. De acordo com informações repassadas o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) o suspeito agiu sozinho e fugiu a pé sem levar os pertences da vítima. O fato ocorreu por volta das 6h, o policial estava de bicicleta e se dirigia a sede do 4° Batalhão onde é lotado.

Quando trafegava em uma estrada carroçável um assaltante armado rendeu o PM que reagiu e acabou baleado na região da cabeça. O tenente Carlos informou a reportagem do PortalBO que o criminoso fugiu sem levar a bolsa do soldado onde estava a carteira e a pistola.

"Acredito que houve reação por parte do policial para o suspeito atirar, porém somente com a apuração da Polícia Civil que saberemos de fato como aconteceu. A bolsa ficou intacta ao lado dele", disse O soldado Marcos foi socorrido às pressas para o pronto socorro Clóvis Sarinho em estado grave. Diligências estão sendo realizadas em toda a zona Norte no intuito de localizar e prender o autor do disparo.

Portal BO

POLITICA: Dilma deve oferecer renúncia ao Congresso em troca de reformas, diz FHC



 
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recomendou que a presidente Dilma Rousseff "negocie" sua renúncia com o Congresso para "criar um clima positivo" no Brasil.
Segundo FHC, Dilma deveria condicionar sua saída à aprovação de uma reforma política consistente e de mudanças no sistema de Previdência Social, que devolvam governabilidade ao país. As declarações foram dadas em uma entrevista à rádio Gaúcha, na manhã desta sexta-feira (30).

"Como está em situação delicada, com baixa popularidade e dificuldades no Congresso, a presidente deveria dizer: me deem tais e tais reformas, para criar um clima mais positivo no Brasil, que eu saio. Na minha opinião, ou a presidente chama o país às falas e apresenta um caminho crível para governar, ou então deixa uma marca forte [a renúncia]. 'Saio se aprovarem tais e tais coisas, uma reforma eleitoral, uma reforma da Previdência. Se fizerem isso [o Congresso], eu caio fora'", recomendou.

FHC declarou que a solução menos custosa neste momento é a renúncia da presidente, com a consequente posse do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Segundo Cardoso, o impeachment é um processo longo, que "paralisaria o país". Além disso, uma eventual impugnação da chapa de Dilma e de Temer devido às denúncias de abuso de poder econômico na campanha de 2014 também provocaria "grande confusão". "É fácil de falar, mas tem custo elevado", avaliou o ex-presidente.

FHC também afirmou que aceitaria conversar com a presidente Dilma, se fosse convidado. "Aceito [conversar] em qualquer momento. Conversar não quer dizer aderir. Diria à presidente isso que estou dizendo aqui: ou assume país de verdade ou vai perdendo oportunidades. A situação é calamitosa. Não é momento de pensar em termos partidários, mas, sim, em termos cívicos", disse.

Portal Uol

MUNDO: Avião russo com 224 a bordo cai no Sinai, diz premiê do Egito




Um avião da companhia áerea russa Kogalim Avia com 224 pessoas a bordo caiu na madrugada deste sábado (31) na península do Sinai após decolar de uma cidade no litoral do Egito. Cerca de 100 corpos foram encontrados no local do acidente, incluindo cinco crianças, segundo a agência de notícias Reuters e a BBC. O Airbus A-321 transportava 217 passageiros, entre eles 18 crianças, e 7 tripulantes. Segundo a BBC, autoridades egípcias disseram que todos eram russos. "Agora vejo uma cena trágica. Muitos mortos no chão e outros tantos ainda presos em suas poltronas", relatou uma autoridade egípcia à Reuters. Segundo ele, o avião se dividiu em duas partes.

Uma fonte de segurança disse às agências de notícias internacionais que a caixa preta do avião foi encontrada. Ele afirmou ainda que um exame preliminar indica que não houve nenhuma operação terrorista e que a queda pode ter sido causada por um erro técnico. O primeiro-ministro egípcio, Ismail Sharif, confirmou o acidente por meio de comunicado. O avião perdeu contato com os radares 23 minutos após a decolagem, quando sobrevoava a cidade de Larnaka, informou um porta-voz de Rosaviatsia, a agência de aviação civil da Rússia.

O avião caiu em uma área montanhosa no centro de Sinai e más condições atmosféricas dificultaram o acesso das equipes de resgate ao local, de acordo com a autoridade da segurança egípcia que havia acabado de chegar ao local contou à Reuters. Cerca de 50 ambulâncias foram enviadas para o local. Os corpos dos passageiros serão levados de avião para o Cairo, segundo a fonte.

Portal G1
 

 

Reestreia do México na F-1 tem Verstappen na frente e Mercedes em chamas


O holandês Max Verstappen terminou a primeira sessão de treinos livres para o GP do México, que marcou o retorno do país ao campeonato depois de 23 anos. Mesmo saindo da pista durante o giro, sua volta não foi deletada até o final da sessão. Daniil Kvyat, da Red Bull, ficou com o segundo lugar, deixando a Ferrari em terceiro, com Kimi Raikkonen. A Mercedes fez um treino apagado, cautelosa após Nico Rosberg ter tido problemas nos freios, chegando a ver a traseira de seu carro em chamas. Nico Rosberg foi o sexto e Lewis Hamilton, o 11º. Entre os brasileiros, Massa fechou em 10º e Nasr em 14º.

A primeira sessão de treinos livres para o GP do México começou com bom público e com a pista ainda úmida devido à chuva que caiu nesta manhã na Cidade do México. Logo ficou claro que o asfalto do circuito gerava pouca aderência, complicando a vida dos pilotos, que tiveram várias escapadas da pista.

Confira os tempos da 1ª sessão de treinos livres no México
      1.  Max Verstappen HOL Toro Rosso-Renault 1m 25.990s
2. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault 1m 26.295s
3. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 26.295s
4. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 26.886s
5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault 1m 27.185s
6. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 1m 27.196s
7. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 27.303s
8. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault 1m 27.410s
9. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 27.581s
10. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 27.695s
11. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 27.723s
12. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 28.498s
13. Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes 1m 28.559s
14. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 28.579s
15. Jolyon Palmer ING Lotus-Mercedes 1m 28.711s
16. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 1m 29.099s
17. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 30.072s
18. Alexander Rossi EUA Manor Marussia-Ferrari 1m 30.619s
19. Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 32.091s
20. Will Stevens ING Manor Marussia-Ferrari 1m 32.866s

Portal Uol