quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Resolução restringe uso da água em mananciais do interior do RN


A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) estabeleceram regras de restrição para captações de água localizadas nos açudes Armando Ribeiro Gonçalves e Pataxó, nos rios Açu e Pataxó e no Canal do Pataxó. As restrições começaram a valer nesta quarta-feira (28) para irrigação e aquicultura com tanques escavados. Não há restrições para abastecimento humano e dessedentação de animais.

De acordo com a resolução, aquicultores e irrigantes responsáveis por perímetros acima de 20 hectares terão que instalar dispositivos que registrem os volumes captados. O prazo para a instalação dos medidores é de 30 dias a partir desta quarta (28). O descumprimento das regras será passível de multa de até R$ 5 mil ou embargo provisório ou definitivo das bombas.

De acordo com a ANA, as medidas são necessárias devido à seca no semiárido e aos baixos níveis dos açudes da bacia hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu e às perspectivas de chuvas abaixo da média no próximo período chuvoso 2015-2016.
A resolução também determina que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) deverá adaptar suas captações de água no Açu e no Armando Ribeiro Gonçalves para níveis d’água inferiores aos que vêm sendo praticados.

Portal G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário